Dois empresários fluminenses vão falar sobre a importância do planejamento na trajetória de suas empresas.
Brasília - Como garantir a sobrevivência de uma pequena empresa? Planejando. Este será o tema do programa “Pequenas Empresas Grandes Negócios”, transmitido pela Rede Globo de Televisão neste domingo (30). Planejar é o caminho mais seguro para garantir o crescimento e a continuidade dos pequenos negócios.
Dois empresários fluminenses vão confirmar essa orientação, falar sobre suas empresas e da importância dos cursos de capacitação em planejamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Eles são Fernando Piffer, dono da Torteria Piffer, hoje Bistrô Piffer, e Edno Taveira Zaniboni, diretor das indústrias mecânicas Sanber e San Bernardo.
Um empreendimento que começou de porta fechada
A história da Torteria Piffer começou há mais de seis anos, antes de Fernando Piffer tornar-se um pequeno empresário. Depois de trabalhar como vendedor, consertando pranchas e de ter tentado uma fábrica de bijouterias, resolveu trabalhar com alimentação e começou a vender “quentinhas” em casa, como uma fábrica de “porta fechada”. O negócio evoluiu e Fernando estabeleceu-se numa loja, como Torteria Piffer. Ele conta, orgulhoso, que enfrentou sozinho toda a burocracia do processo de legalização da pequena empresa.
“Busquei o apoio do Sebrae. Participei do curso de capacitação em gestão de negócio e fiz o planejamento inicial da empresa. Depois disso, continuo planejando cada etapa da Piffer e vou continuar planejando sempre”, conta Fernando.
No começo, o carro-chefe da então Torteria Piffer era a torta alemã com amoras e ele empregava três pessoas. Atualmente, a Torteria e Bistrô Piffer está localizado no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, produz vinte tipos de deliciosas tortas salgadas, doces, light e diet, entre outros. A fábrica foi ampliada e os próximos passos já estão definidos, - ou melhor, planejados: outras lojas e o serviço Piffer Em Casa.
”Aprendi a planejar com o Sebrae. Planejar é preciso para traçar metas e criar objetivos. Se você não planejar, não saberá nem o que quer e muito menos como conseguir o que quer”, completa Fernando. Para ele, muitos pequenos empreendimentos não vão em frente, pois não basta ter boas idéias para negócios se não houver planejamento para concretizá-las e, depois, continuar crescendo.
“Eu gravava as aulas do Sebrae pra depois ouvir de novo em casa”
O segundo exemplo será o de Edno Taveira Zaniboni, diretor de duas indústrias mecânicas, a Sanber e a San Bernardo, localizadas em Cordeiro, na região serrana do Rio de Janeiro, a 50 km de Nova Friburgo.
Antes de abrir a Sanber Indústria Mecânica, Edno trabalhava como técnico mecânico na área de produção do setor cimenteiro. Percebeu a oportunidade de negócio e deixou de ser empregado para ser fornecedor da indústria cimenteira que o empregava. Isso aconteceu há quatorze anos, quando fundou a primeira pequena fábrica de peças de reposição de calderaria e usinagem.
“Se você visse o que éramos, e onde estamos hoje”, diz Edno com satisfação. “Nós não sabíamos nada de gerenciamento de empresa. Temos orgulho de dizer que evoluímos graças aos cursos e ao apoio do Sebrae. Eu levava gravador para as aulas e depois ouvia de novo em casa”, revela.
O empresário afirma que o hábito de planejar a empresa foi fruto dos cursos de capacitação no Sebrae. O sucesso do negócio depende de vários fatores e o planejamento está entre os mais importantes. “Só há crescimento com planejamento”. Hoje, ele dirige a Sanber e a San Bernardo Indústria Mecânica, que juntas geram 70 empregos, atendem 10 clientes e produzem equipamentos especiais para indústrias de grande porte.
No momento, Edno cuida da implantação do ISO 9000 nas duas indústrias - com o apoio do Sebrae, faz questão de dizer. ”Acabamos de fazer a capacitação voltada para a indústria de petróleo.
Estamos montando filial em Rio das Ostras, na Zona Especial de Negócios em Rio das Ostras (ZEN), onde a prefeitura está cedendo terrenos para fábricas. Esse será o próximo passo, de acordo com o nosso planejamento”, conta o empresário.
Fonte: Administradores.com - 31/05/2004